Utilizando a luz de forma certa em uma fotografia – Parte 01

Nosso olho e nossa câmera trabalham de forma parecida: absorvendo a luz que reflete nos objetos e transformando-os em imagens.

Pense em como funciona o nosso olho? De uma forma bem simples, podemos dizer que os raios de luz refletidos pelos objetos passam pela córnea e pelo cristalino, que focalizam nestes raios na retina. A córnea possui um formato convexo, fazendo com que os raios de luz se concentrem na retina. A retina é um conjunto de células que são muito sensíveis à luz. Ela transforma toda luz em informação e envia uma reprodução da imagem que estamos olhando para o cérebro.

A fotografia utiliza este mesmo conceito: porém, ao invés de uma pessoa, estamos falando de uma câmera. Podemos dizer que ao invés da córnea e do cristalino, temos lentes. Ao invés da retina, possuímos um sensor. Ao invés do cérebro, possuímos um processador de dados e um cartão de memória!

Artigo muito bom e complementar: Veja aqui.

As câmeras fotográficas se comportam da mesma forma que os nossos olhos. Quando utilizamos uma câmera totalmente automática, como a câmera do celular, por exemplo, ela procura formar uma imagem nítida sozinha. Ao utilizar uma câmera manual, possuímos total controle sobre cada etapa, definindo como a luz irá chegar ao sensor.

Para conseguirmos criar uma foto bem exposta, precisamos medir a luz e depois definir as configurações ideais para usar na câmera.

Então, como medir a luz?

Fotometria é o nome dado à medição da luz. Quando falamos que estamos fotometrando, isso significa dizer que estamos medindo a luz. Mas o que é medir luz? Como vou fazer isso? Preciso saber alguma unidade de luz? Vamos precisar fazer cálculos matemáticos para fotografar?

Estas são algumas perguntas muito importantes, mas não se preocupe. Medir a luz para uma fotografia é muito fácil. Não é preciso fazer muitos cálculos: existe um equipamento chamado de fotômetro que irá medir a luz e nos contar se a foto está bem exposta.

Quer mais dicas bem legais iguais a essa? Visite meu site oficial: Viva o Infinito

Deixe um comentário